Capa

Bike Series

Bike Series: Velocidade, Adrenalina e Confraternização na final do evento mais charmoso do Brasil

Autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP) recebeuo Desafio 3 Horas de Ciclismo e o Flying Lap (contrarrelógio) no encerramento da temporada 2016

18.11.2016  |  1.298 visualizações
As competições Bike Series Desafio 3 Horas de Ciclismo e Flying Lap (contrarrelógio) aconteceram neste sábado (19 de novembro) no incrível complexo do autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP), encerrando com chave de ouro a série de eventos ciclísticos mais charmosa do Brasil.

Lugar lindo, ciclistas animados e um percurso de aproximadamente 2.700 metros de extensão com 62 metros de altimetria acumulada de pura diversão, marcado por uma "reta" de largada (leia-se falso plano), uma sessão de curvas em descida com velocidade, seguida por uma subida mais dura e curta e nova descida divertida, condições mais do que perfeitas para um show sobre duas rodas.

"É muito legal competir em autódromo. A organização do Bike Series está de parabéns de conseguir levar as provas de ciclismo para uma pista perfeita, é um privilégio para o ciclista pedalar com toda estrutura e segurança," comentou Lauro Chaman, um dos destaques do Bike Series no autódromo Capuava que coleciona títulos importantes na carreria, como de vice-campeão paralímpico de Estrada na categoria C5, medalha de bronze na prova de contrarrelógio na Olimpíada do Rio de Janeiro e atual campeão Parapan-Americano em Toronto 2015 nas provas de Estrada e contrarrelógio.

O evento reuniu cerca de duas centenas de ciclistas amadores e profissionais, que tiveram a chance de confraternizar fazendo o que mais gostam: pedalar.

Desafio 3 Horas de ciclismo

No Desafio 3 horas de ciclismo, uma competição de resistência, superação e estratégia, disputada nas categorias solo e duplas (masculina, feminina e mista), em que o objetivo era completar o maior número de voltas, a disputa foi super acirrada, definida apenas nos últimos minutos da competição.

"Primeiramente gostaria de receber a todos pelo evento. É uma estrutura imensa, fiquei muito surpreso que o Bike Series tem essa proporção. Retomei recentemente aos treinos e estou feliz de vencer. A energia é muito positiva. O circuito foi muito técnico e duro, e o vento forte hoje fez a prova ser bem difícil. Gostaria de agradecer também a toda minha equipe da Memorial-Santos e ao Ministério do Esporte por proporcionar que possa treinar todo dia e praticar meu esporte", acrescentou Lauro Chaman, campeão geral com 37 voltas no percurso totalizando aproximadamente 100 quilômetros.

No feminino, a disputa foi animada, com grande presença das mulheres. Carla Prada - esposa do velejador Bruno Prada - e Viviane Favery travaram um grande duelo.

"Me senti pedalando numa montanha russa, pois após uma subida longa, vinha uma sessão de descida com curvas. Um circuito muito técnico. Toda a organização está de parabéns. No final minha concorrente apertou e precisei dar o máximo para garantir a vitória. E achei muito legal ver a quantidade de mulheres no evento, foi muito legal," comentou a paulistana Viviane.

Flying Lap (contrarrelógio)

o desafio "Flying Lap" foi uma corrida individual de contrarrelógio de pura explosão e velocidade, para o atleta estabelecer a volta mais rápida, através de quantas tentativas quiser. O principal destaque foi o ciclista Caio Guatelli que pedalou uma bike - Cervelo - aerodinâmica para estabelecer o recorde da pista com 3:59 segundos e ainda completar as três horas de competição no pelotão principal.

Atletas olímpicos

O legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 não é apenas medido pela quantidade de instalações e arena, e sim pelo espírito esportivo promovido por alguns atletas que demonstraram muita garra e determinação, como por exemplo, o ciclista olímpico Gideoni Monteiro, que fez questão de participar do Bike Series e compartilhar sua experiência. O ciclista tornou-se uma referência para o esporte brasileiro ao ser o único representante no ciclismo de pista no Rio 2016. Gideoni conquistou a vaga olímpica após muito empenho na soma de pontos no circuito mundial, já que o Brasil estava de fora da modalidade desde os Jogos de Barcelona 92. No Rio de Janeiro, mesmo diante das adversidades, Gideoni batalhou até o fim para conquistar a honrosa 13ª colocação na prova de Omnium no velódromo do Rio de Janeiro, após seis provas divididas em dois dias de competição.

Mulheres em ação

Um dos destaques do Bike Series é a grande presença de mulheres, estimulando a reunião da família através de uma atividade saudável e divertida. Vale destacar que em todos os eventos, um dos diferenciais do Bike Series é o incentivo para a participação das mulheres com o desconto na inscrição.

"Todo homem deveria levar sua mulher para pedalar para poderem trocar visões diferentes da mesma experiência; darem risada das mesmas piadas; para se conhecerem melhor e redefinirem o significado de uma parceria; para se encontrarem mais!; para que ela entenda o que você não consegue explicar, que pedalar é muito mais do que pedalar... Ainda somos minoria neste esporte, mas eu acho que o futuro será diferente, pois é um esporte que tem MUITO a oferecer para nós mulheres!" explica Viviane Favery, campeã brasileiro da mountain bike maratona.

"Toda mulher deveria pedalar, pois o domínio da bike faz com que a mulher ganhe auto confiança e fique cada vez mais confortável pedalando. Os efeitos dessa conquista são como uma bola de neve do bem, trazendo coisas boas em todos os âmbitos da vida. Isso tudo sem contar os benefícios pro corpo e saúde mental, a sensação de liberdade. Para as mais competitivas como eu, poder dar vazão a essa característica de maneira saudável é fantástico e me leva a lugares onde nunca imaginei estar," completa Viviane Favery, que foi um dos destaques na competição no autódromo Capuava.

Claudia Franco, fundadora e professora da escola de bicicleta Ciclofemini, é presença garantida na prova com circuitos fechados e faz questão de trazer seus alunos.

Primeira temporada

A temporada de estreia do Bike Series foi um sucesso absoluto. Em 2016, mais de mil participantes ao longo das três competições. O circuito Bike Series percorreu os autódromos de Interlagos em São Paulo (SP) com o Desafio 12 Horas de Ciclismo no mês de março,; depois o sofisticado autódromo Velo Città em Mogi-Guaçu (SP) com o Desafio 6 Horas de ciclismo no mês de agosto; e agora encerrando em grande estilo na charmosa pista do autódromo da Fazenda Capuava com o Desafio 3 horas de Ciclismo e Flying Lap (contrarrelógio), promovendo a experiência de pedalar com total segurança e prazer.

Calendário 2017

Para 2017, a organização do Bike Series vai realizar quatro etapas, consolidando-se como um dos principais circuitos de ciclismo brasileiro.

Confira as datas*:

4 de Fevereiro - 1ª etapa - Aeródromo AFA - Pirassununga (SP)
25 e 26 de Março - 2ª etapa - Autódromo de Interlagos - São Paulo (SP)
26 de agosto - 3ª etapa - Autódromo Capuava - Indaiatuba (SP)
25 de novembro - 4ª etapa - Autódromo Velocittà - Mogi-Guaçu (SP)

*Sujeitas à alteração.

Resultados

Top 5 Geral - Desafio 3 Horas de Ciclismo

Masculino
1- Lauro Chaman - Memorial Santos - 37 voltas
2- Emerson Tomaz - Bardahl Promax - 36 voltas
3- Kleber Lopes Bahia - Cycle Cousins - 36 voltas
4- Douglas Batista Nunes - Bardahl Promax - 36 voltas
5 - Alberto Delila Santiago - Bardahl Promax - 36 voltas

Feminino
1- Viviane Favery Costa - Caçula Motorsport - 32 voltas
2 - Carla Prada - Velo 48 / Cannondale - 31 voltas
3 - Janet Correia - Specialized - 31 voltas
4 - Karina das Neves Camargo Del Picchia - Velo 48 / Cannondale - 30 voltas
5 - Susan Zorzetto - Adri Nascimento / The Bikes - 29 voltas

Confira os resultados completos no site oficial: www.bikeseries.com.br.
Sobre o Bike Series

O objetivo do Bike Series é levar os ciclistas para locais especialmente preparados para recebê-los, sempre priorizando a segurança. São autódromos e aeródromos particulares, ambientados com toda infraestrutura necessária para realizar eventos em pista, com equipe de resgate, manutenção básica, praça de alimentação e espaço conforto. Os desafios podem ser individuais ou em equipes no formato Flying lap ou Endurance. De acordo com cada regulamento, os ciclistas poderão participar no formato Solo, Dupla, Quarteto ou Sexteto.

www.bikeseries.com.br
www.driverbrasil.com.br
  • Diversão e emoção nas pistas
    (Bike na Mídia)

  • Caio Guatelli fez a volta mais rápida
    (Bike na Mídia)

  • Lauro Chaman, campeão geral
    (Bike na Mídia)

  • Vivi Favery, campeã geral do Bike Series 3 Horas
    (Bike na Mídia)

  • Pelotão no autódromo Capuava
    (Bike na Mídia)

Pesquisar em Bike Series

Leia também...