Capa

Henrique Avancini e Letícia Cândido são campeões da Maratona Internacional Estrada Real de MTB 2017

800 participantes desafiaram a Serra do Ouro Branco (MG) em dia histórico na estreia da competição num dos cenários mais bonitos do Brasil

24.04.2017  |  845 visualizações
A primeira edição da Maratona Internacional Estrada Real de Mountain Bike foi um sucesso com a participação de 800 ciclistas que esgotaram as vagas uma semana antes da prova, realizada no último domingo (23) em Ouro Branco, em Minas Gerais.

"Os atletas foram surpreendidos pela super estrutura que montamos na excelente praça de eventos que a cidade de Ouro Branco oferece, assim como o percurso pela Serra do Espinhaço que desafiou a resistência dos maiores nomes do mountain bike nacional" conta Felipe Avelar, organizador da Avelar Sports que não mediu esforços para assegurar um evento perfeito de classe mundial.

Toda elite do mountain bike brasileiro marcou presença em busca de pontos no ranking UCI (União Ciclística Internacional), de Classe 3, além de pontuação válida pelo ranking brasileiro CBC e ranking mineiro FMC. O atual campeão brasileiro e vice-campeão Pan-americano Henrique Avancini largou com o numeral #1 e confirmou o favoritismo:

"Estou muito feliz com a vitória. O evento já mostrou uma estrutura muito sólida na sua estreia" - comenta Henrique Avancini, que disputa o circuito mundial pela equipe Cannondale Factory Racing. "Venho de um período de recuperação depois que fraturei o dedo no Campeonato Pan-americano de MTB e fiquei uns dias parado. A corrida na Super Elite foi bastante interessante e agitada, com muitas movimentações no começo da prova, o percurso tinha praticamente uma subida muito longa do início, em seguida um trecho de trilha, depois uma longa parte de subidas e descidas íngremes e curtas, sendo a parte final mais veloz, com falsos planos" - acrescenta o ciclista fluminense que atacou por volta do km 30 da prova e chegou sozinho para vencer com o tempo de 2 horas, 25 minutos e 14 segundos para completar os 66km de distância com mais de 2.226 metros de altimetria.

O primeiro pódio da Maratona Internacional Estrada Real de MTB 2017 na Super Elite foi composto por Guilherme Muller (Sense Bike) na segunda colocação ao superar no sprint Hugo Prado Neto (Cannondale/OCE), em terceiro, Lukas Kaufmann, em quarto, com o ciclista olímpico Rubens Valeriano (Sense Bike) completando o pódio dos cinco primeiros colocados.

No feminino, a ciclista local Letícia Cândido (TSW Racing Team) fez as honras da casa para assegurar o título da primeira edição da Maratona Internacional Estrada Real de MTB.

"Minha prova foi bem consistente, andei forte do início ao fim para ir em busca do título representar da melhor forma minha cidade. O local do evento foi perfeito, trazendo o público para prestigiar a prova. A organização acomodou muito bem a todos os atletas e visitantes" comenta Letícia que completou o percurso em 3 horas, 5 minutos e 48 segundos.

Os atletas percorreram as melhores trilhas da "Rota do Ouro", como ficou conhecido os caminhos na Estrada Real usados para escoar a produção de ouro na época do Brasil-Colônia. A Maratona Internacional Estrada Real de MTB 2017 também foi disputada no percurso reduzido de 40 quilômetros e 1.386m de altimetria, porém não menos desafiador.

Estrutura de 1º mundo

A organização da Avelar Sports preparou um evento para ficar marcado na história da cidade e dos participantes, já de olho na próxima edição: "Com o sucesso do evento já pleiteamos subir de classe na UCI, para distribuir mais pontos no ranking mundial e consolidar Ouro Branco como um destino internacional para toda comunidade do mountain bike" - afirma Avelar.

"A estrutura foi bem organizada para abraçar a todos os participantes e visitantes, com vários tipos de alimentação que atendeu os diferentes tipos de públicos. A praça de eventos, local escolhido para sediar a Maratona Internacional da Estrada Real de MTB, é realmente o melhor lugar da cidade para realizar a prova, com estacionamento, banheiros e segurança a todos. O apoio da mídia como do SBT e a presença do nosso prefeito nos faz acreditar que a nossa cidade voltou a ser o palco dos esportes com esperança de que isso motive mais jovens, crianças e adultos de Ouro Branco. Tudo isso agrega valor e respeito ao evento e atletas. Espero que isso incentive muitos outros participantes a encarar o desafio no próximo ano" completa Letícia Cândido, referindo-se a área de alimentação com mais de 20 tipos de comida e o telão que passou imagens ao vivo da prova.

"Tivemos a cobertura da imprensa com dois helicópteros para assegurar que os acompanhantes pudessem assistir os melhores momentos da competições" concluiu Avelar que prepara-se para realizar a 1ª edição do XCO Internacional da Estrada Real, no dia 2 de julho, em Santana dos Montes (MG).

Resultados - Maratona Internacional da Estrada Real de MTB 2017

Super Elite Masculina

1 - Henrique Avancini - 2:25:14
2 - Guilherme Muller - 2:26:06
3 - Hugo Prado Neto - 2:26:06
4 - Lukas Kaufmann - 2:27:35
5 - Rubens Donizete - 2:28:31
6 - João Paulo Firmino - 2:29:46
7 - Alysson Serra Lucas - 2:31:57
8 - Wolfgang Soares Olsen - 2:32:09
9 - João Pedro Firmeza - 2:34:20
10 - Edson Gilmar de Rezende Junior - 2:40:11

Super Elite Feminino

1- Letícia Cândido - 3:05:48
2 - Sofia Subtil - 3:16:16
3 - Eliane de Souza Resende - 3:24:23
4 - Danielle Maria de Moraes - 3:55:14
5 - Marcia Helena de Paula Matos - 3:59:33
  • Os campeões de 2017
    (Fabio Piva)

  • Estrutura completa
    (Fabio Piva)

  • Rumo à serra do Ouro Branco
    (Fabio Piva)

  • Cobertura com dois helicópteros
    (Fabio Piva)

  • 800 atletas
    (Thiago Lemos)

  • Cenário espetacular
    (Fabio Piva)

  • Mais do que medalhas
    (Fabio Piva)

  • Trilhas lindas
    (Fabio Piva)

  • Vitória de Henrique Avancini
    (Thiago Lemos)

Leia também...

Entre em contato